”Blog

Anvisa aprova segundo autoteste para Covid no Brasil



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (23) o segundo autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto será fabricado no país pela empresa Eco Diagnostica Ltda. 

O produto foi desenvolvido para uso de amostra obtida por swab nasal (uma espécie de cotonete) não profundo e que fornece o resultado após 15 minutos. A disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.

Para analisar o pedido de registro, a Anvisa informou que avalia uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco. 

Segundo a avaliação, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Agência e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.

A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 22 dias, incluindo quatro dias utilizados pela empresa solicitante para atender exigências técnicas feitas pela Agência e realização de uma reunião técnica para apresentação de informações.

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. 

A Anvisa recomenda utilizar o autoteste entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Caso você não tenha sintomas, mas teve contato com alguém que testou positivo, aguarde cinco antes de usar o autoteste.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários