”Blog

Após anunciar Anderson como candidato, Bolsonaro vai cumprir agenda em PE



Partiu do próprio presidente Jair Bolsonaro anunciar, nesta quinta-feira (10), que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, será seu candidato ao Governo de Pernambuco. Antes de fazer o movimento, o chefe do Planalto recebeu o gestor pernambucano em audiência, às 8h, junto com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que concorrerá ao Senado na mesma chapa.

Na véspera, Anderson, acompanhado do irmão, o deputado federal André Ferreira, fora à mesa com Gilson no ministério. Juntos, agendaram, ali, para o dia seguinte, a reunião com o presidente da República, já com objetivo de bater o martelo na composição.

Para fazer o anúncio, Bolsonaro gravou vídeo ao lado dos dois pré-candidatos. “Estamos somando forças como o nosso pré-candidato a governador, Anderson Ferreira, e também Gilson Machado para o Senado”, assinalou. Feito isso, o próximo passo já está no radar: o presidente desembarca em Pernambuco, onde deve cumprir agenda de inaugurações, visando a reforçar o projeto majoritário de Anderson.

Há uma expectativa de que ele possa vir no dia 23 ou em data próxima. A previsão é um sinal de que o presidente está empenhado em conferir musculatura às pré-candidaturas dos aliados. Após as declarações de Bolsonaro sobre o tema, Anderson Ferreira, inadagado pela coluna sobre o gesto do presidente, registra: “Senti do presidente que ele está com discurso convicto, forte e com muita confiança no atual cenário econômico. Os analistas são unânimes ao reconhecer que o Brasil se saiu bem diante da crise mundial”.

O prefeito, presidente o PL-PE, completa o raciocínio, recorrendo a uma fala mais dura, já mirando os adversários: “Mas a maior conquista, sem dúvida, foi a requalificação das relações políticas, que iniciaram um ciclo que passa longe dos escândalos de corrupção”.

Anderson retorna, nesta sexta-feira (11), de Brasília, e tem como próximo passo do rito que se impõe, na trajetória de concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, se desincompatibilizar da gestão em Jaboatão, o que deve ocorrer no próximo dia 30, ou 31. Antes disso, então, pelo planejamento no radar, ele, Bolsonaro e Gilson devem ter agenda casada no Estado.

André vê Bolsonaro “animado”
De malas prontas para ingressar no PL, André Ferreira deve se filiar nos próximos dias. Não crava a data, porque, agora, a lógica do conjunto é fazer as coisas por partes. Desde já, no entanto, observa, sobre o projeto majoritário do irmão, o seguinte: “Bolsonaro está animado com isso, porque a chapa é competitiva, Anderson é referência na gestão, tem um tamanho e, se botar o nome de Bolsonaro, aumenta a perspectiva de votos”.

Retrovisor > Estrategicamente, argumenta André Ferreira, “o melhor é caminhar com três candidaturas, mas a Oposição continua unida”. Ele prossegue: “A estratégia, e acho que vai funcionar, é ter candidaturas em cada região. A gente já tentou ter só uma candidatura (em 2018), e deu errado”. O deputado confirma o que a coluna antecipara sobre reproduzir lógica de 2006.

1ª secretaria > São crescentes as reclamações de fornecedores da Assembleia Legislativa de Pernambuco em relação à falta de pagamentos. Sob o comando do deputado Clodoaldo Magalhães, a 1ª Secretaria está no alvo das queixas. Incomodados, credores indagam, a deputados, as razões, ouvindo deles que “problema de caixa não é”.

(Folha PE)

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários