”Blog

Bolsonaro não passará faixa para Lula no dia da posse



O presidente Jair Bolsonaro (PL) está “100%” decidido e não passará a faixa presidencial para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cerimônia de posse, no dia primeiro de janeiro de 2023. Nesse caso, o responsável é o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) que já rejeitou o ato. “Não adianta dizer que eu vou passar. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar. Então, se é para dobrar, bonitinho, e entregar para o Lula, qualquer um pode ir ali e entregar”, disse em entrevista ao Valor Econômico.

A recusa de Bolsonaro e Mourão levanta o questionamento sobre quem assumirá o rito. A equipe de transição ventila que seja feito por um conjunto de pessoas que representem a diversidade do povo brasileiro, informa ao jornal O Globo.

Essa não é a primeira vez que um presidente rejeita participar do rito de transição. Conforme mostrado recentemente pelo Jornal Opção, a primeira vez que aconteceu na história foi em 1985, quando José Sarney precisou assumir o País depois que o presidente eleito à época, Tancredo Neves, foi internado na véspera da posse e morreu um mês depois. O ainda presidente, general João Baptista Figueiredo, se recusou a passar a faixa.

De lá para cá, o enredo se repetiu mais vezes que muita gente imagina, a última por conta do impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não compareceu à posse de Temer. O emedebista, que não recebeu a faixa de nenhum outro presidente, repassou-a a Bolsonaro

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários