”Blog

Roteiro da posse de Lula e Alckmin em 1º de janeiro é divulgado; veja



O roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que acontecerá em 1º de janeiro, foi divulgado nesta quinta-feira (15).


O evento terá início a partir das 13h45 com a chegada de chefes de Estado e de Governo ao anexo 1 do Senado Federal. As demais autoridades e convidados serão direcionados ao Salão Branco do Congresso Nacional.


Às 14h20, Lula e Alckmin chegarão na Catedral Metropolitana de Brasília. O cortejo partirá às 14h30 em direção ao Congresso, com chegada prevista para às 14h40. Eles serão recepcionados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).


O rito da posse será iniciado a partir das 15h, com a seguinte ordem: abertura da sessão solene, execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse. Posteriormente acontecerá o pronunciamento do presidente da República, que sera seguido pela fala de Pacheco e pelo encerramento.


A partir das 15h50, presidente e vice se deslocarão para a sala de audiências da Presidência do Senado. Às 16h, seguirão para a área externa do Palácio. Cinco minutos depois, começará o ato de honras militares.


Por fim, às 16h20, os chefes do poder Executivo irão para o Palácio do Planalto.


O trajeto para o Palácio do Itamaraty ainda será divulgado.

Veja o roteiro completo:

  • 13h45 às 14h30: Chegada dos chefes de Estado e de Governo – Anexo 1 do Senado Federal; 
  • 13h30 às 14h30: Chegada das autoridades e convidados – Salão Branco do Congresso Nacional;
  • 14h20 às 14h30: Chegada do presidente e do vice-presidente eleitos – Catedral Metropolitana de Brasília; 
  • 14h30: Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional; 
  • 14h40: Chegada do presidente e do vice-presidente eleitos ao Congresso Nacional com receptivo dos presidente do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados 
  • 15h: Sessão solene da Posse Presidencial: Abertura; Execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento;
  • 15h50: Deslocamento do presidente e do vice-presidente para a sala de audiências da Presidência do Senado Federal;
  • 16h: Saída do presidente e do vice-presidente da sala de audiências em direção à área externa do Palácio; 
  • 16h05: Início da cerimônia externa de honras militares; 
  • 16h20: Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto;
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários