”Blog

Roraima: Yanomamis são resgatados com quadros de desnutrição severa e malária



A tragédia de saúde pública que atinge os yanomamis em Roraima, que motivou a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Boa Vista e o anúncio de medidas sanitárias aos indígenas, é marcada por um cenário de desnutrição –especialmente entre as crianças– e de doenças.

No sábado (21), a reportagem da Folha de S. Paulo viu crianças internadas na Casai (Casa de Saúde Indígena), onde o presidente esteve, com sinais de verminose, como abdome inchado.

Além disso, imagens divulgadas por indígenas da etnia mostram crianças e idosos em situação de desnutrição e necessitando de amparo e auxílio médico.

Neste domingo (22), o Ministério da Saúde informou que estuda acelerar a publicação de um edital do Programa Mais Médicos para recrutar profissionais, tanto formados no Brasil quanto no exterior, para atuação em território Yanomami. A medida é uma das ações da Sala de Situação, criada para apoiar ações de enfrentamento à desassistência sanitária dos povos Yanomami. (com informações Folha S. Paulo e Agência Brasil)

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários