”Blog

Lula se reúne com ministros nesta terça para definir reoneração de combustíveis



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma reunião marcada com ministros na manhã desta terça-feira (28), no Palácio do Planalto, para tratar sobre os detalhes da reoneração dos combustíveis.

Devem participar do encontro os chefes da Fazenda, Fernando Haddad; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e da Casa Civil, Rui Costa; além do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A expectativa é que, após o encontro, Haddad faça uma entrevista coletiva no Ministério da Fazenda para dar mais detalhes. Na véspera, o ministro disse que a definição final sobre a reoneração poderia acontecer nesta reunião.

ministro chegou a falar na segunda-feira que o ajuste no preço de combustíveis como gasolina e etanol poderia ser praticado dentro da Política de Preços Internacionais (PPI) da Petrobras, e que a alta proveniente do imposto poderia ser compensada pela redução do preço do combustível.

“Na prática, significa que a atual política de preços da Petrobras tem um ‘colchão’, e ele pode ser utilizado”, disse o ministro.

O fim da desoneração sobre os combustíveis foi confirmada pelo Ministério da Fazenda na segunda-feira. A desoneração fiscal dos combustíveis, em tributos como o PIS/Cofins e a Cide, foi assinada na gestão passada devido ao aumento do preço do barril do petróleo e, consequentemente, dos combustíveis nos postos de gasolina.

Em razão de uma Medida Provisória, ela foi mantida até esta terça-feira (28). Com o fim da MP, a expectativa é de que o litro da gasolina aumente em cerca de R$ 0,69 e o do etanol em R$ 0,24.

Os percentuais desta volta dos impostos sobre os combustíveis ainda não foram divulgados. Segundo a pasta, haverá uma diferenciação de cobranças entre os combustíveis fósseis e os renováveis, especificamente o etanol. (CNN)

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários