”Blog

Como surgiu o Dia Internacional das Mulheres? Entenda a data



Neste dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Embora os significados e as questões levantadas na data continuem atuais, a origem da celebração possui mais de 100 anos. Você sabe quais são as origens do dia e por que ele é comemorado no dia 8?

O Dia Internacional das Mulheres tem início na luta de mulheres operárias por melhores direitos trabalhistas, em uma época que elas começavam a ocupar o mercado de trabalho. A primeira movimentação aconteceu em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York, nos Estados Unidos, pedindo menos horas de trabalho, melhores salários e direito ao voto. Um ano depois, foi declarado o Dia Nacional das Mulheres nos EUA. 

Enquanto as lutas das mulheres cresciam por diversos países, com conquistas e também discussões sobre o espaço econômico, político e social delas, outra luta feminina foi fundamental para o dia 8 de março ser a data consolidada.

Durante a 1ª Guerra Mundial, mulheres russas saíram às ruas exigindo “pão e paz” e começaram uma greve no que seria o dia 8 de março do calendário gregoriano (utilizado no Ocidente). O movimento foi determinante para a queda dos governos de Czar e o início da Revolução Russa.

Depois disto, a data virou o dia oficial para celebrações das mulheres. Apesar disto, apenas em 1975 a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o Dia Internacional das Mulheres em 8 de março.

O Dia das Mulheres é feriado?

Apesar de ser uma data celebrada mundialmente e ter importante significado para a luta feminina, o Dia das Mulheres não é feriado oficial no Brasil.

Mais de 100 países celebram a data e usam ela como um marco para reforçar a luta por igualdade entre gêneros. Na China, por exemplo, muitas mulheres ganham meio dia de folga, enquanto nos Estados Unidos um pronunciamento anualmente reconhece as conquistas das mulheres.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários