”Blog

ONG comemora 20 anos com ampliação do Museu Pai Chico


Obras de ampliação do Museu Pai Chico no povoado de Caboclo, em  Afrânio-PE. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)

A organização não-governamental ‘Comissão de revitalização de Caboclo’ que atua no povoado de Caboclo, situada no munícipio de Afrânio, no Sertão Pernambucano, completou 20 anos de existência. Como parte das comemorações, foi iniciada a ampliação de 300 metros quadrados do ‘Museu Pai Chico’.  Já estão em construção as casas de doce, peta, farinha, rapadura, do ferreiro e de uma bodega sertaneja. Além de uma praça de alimentação rústica.
Criado há 11 anos, o Museu Pai Chico possui um acervo de mais de 1.500 peças, preservando a história e as tradições de Caboclo.  O centro histórico é feito de pedras e tijolos e tem formato de ferradura. O museu conta com variados objetos dos antigos engenhos e das casas de fabricação de farinha de mandioca.
Segundo o fundador e presidente da Comissão de Revitalização de Caboclo, Cosme Cavalcanti, a construção dos seis ambientes vai gerar renda para famílias do povoado. “Depois de ir ao museu, os visitantes vão poder se deliciar com os produtos de Caboclo, saborear a cultura e as comidas típicas”, conta.
A ONG de revitalização faz ações em Caboclo há 20 anos. “Transformamos a vida de toda uma comunidade. Antes aqui só tinha bodegas. Hoje tem pousada, restaurantes, tem turismo”, explica Cosme Cavalcanti.
O vice-presidente da Comissão do Caboclo, José Cavalcanti Ramos, explica que o surgimento da ONG foi motivada por uma reportagem da Rede Globo que relacionava Caboclo entre as cidades fantasmas brasileiras.A Diretora de eventos da comissão ressalta que a principal conquista foi a construção do Museu Pai Chico. “Estamos contando toda história desse lugar, reativamos a autoestima do povo daqui. Resgatamos documentos antigos, fotos e objetos dos antepassados”, argumenta
“Começamos incentivando a população a fazer o reboco das casas, solicitávamos doações de tinta de comerciantes de tinta para a pintura das casas. E depois veio o Museu, que deu uma nova vida ao povoado de Caboclo”,  detalha José.(G1)
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários