”Blog

Jornal da Record destaca desertificação do Nordeste brasileiro



Um estudo encomendando pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a falta de chuva vai ser tão grande nas próximas cinco décadas, que o clima semiárido da região Nordeste, deve passar a ser de deserto. E numa tentativa de aliviar a seca na região, cisternas de polietileno estão sendo distribuídas, por meio do Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. 


Confira a matéria, produzida no interior de Pernambuco, pelo repórter da Record, Jairo Bastos: ​http://migre.me/jsKgV​

É do barreiro quase seco que dona Maria tira água que leva para casa. Essa é a maior estiagem dos últimos cinquenta anos no Nordeste. Rios e reservatórios secaram. Plantações de Milho e feijão foram perdidas. Seu José foi criado na região e percebe que as chuvas estão cada vez mais escassas. "Esse mês de abril era o mês de dá planta e o tempo está seco", lamenta o agricultor. Períodos de seca prolongada vão ser cada vez maiores no Nordeste brasileiro. Isso é o que aponta um estudo encomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o clima em todo o planeta. Segundo os pesquisadores a falta de chuva vai ser tão grande nas próximas cinco décadas, que o clima vai mudar na região. "Do Nordeste do Brasil e especialmente Pernambuco que já tem muitos focos de desertificação", alertou a pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda.



A ajuda para quem enfrenta a seca veio com a instalação de mais de 200 mil cisternas de polietileno. "Não oferece ocorrências de tricas ou vazamentos. Então, a água ali armazenada fica muito bem guardada, não vai ser perdida.", garantiu Renato Silva, técnico da Acqualimp, uma das empresas fabricantes dos reservatórios distribuídos pelo governo federal. Os reservatórios acumulam a água da chuva, mas quando ela não vem só os caminhões-pipa aliviam a vida do sertanejo.



A manutenção de uma cisterna de polietileno é de baixíssimo custo, necessitando apenas de limpeza interna uma vez por ano, a qual pode ser feita normalmente pelo próprio beneficiado. A Acqualimp disponibiliza uma linha gratuita para atender aos beneficiados, que podem contatar a companhia em caso de dúvidas e até pedir a troca do reservatório, que tem cinco anos de garantia para defeitos de fabricação, quando necessário. O telefone 0800-081-6060 está disponível de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários