”Blog

Osvaldo Coelho afirma: Enem é um erro para Univasf

Osvaldo Coelho
O Deputado Osvaldo Coelho enviou um oficio ao Ministro da Educação, Cid Gomes, solicitando o fim do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) como instrumento para ingresso dos estudantes na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Segundo Osvaldo, o ensino no semiárido merece um tratamento diferenciado “ A Univasf foi criada para servir os habitantes do Vale. Hoje, as vagas são ocupadas pelos estudantes do Centro Sul. No cuso de medicina, por exemplo, quase 100% das vagas são ocupadas por estudantes do sudeste. O que ocorre na Univasf é errado”,  frizou o parlamentar.
O deputado ainda coloca que é preciso uma intervenção reparadora do Ministério da  Educação que possa mudar essa realidade.  Outro aspecto  do oficio enviado ao ministro chama atenção, o apelo que Coelho faz para o financiamento dos estudantes de baixa renda entrarem na universidade e no sistema IF Sertão – PE, com garantia de moradia, transporte e material escolar.
Confira o oficio enviado pelo Deputado Osvaldo Coelho ao Ministro da Educação na íntegra:
Oficio n° GAB 707 CD – 019/2015                  Brasilia, 28 de janeiro de 2015
Excelentíssimo Senhor
CID GOMES
Ministro de Estado da Educação
Assunto: O Enem e o Ensino no Semiárido
Senhor Ministro,
 O ensino no Semiárido merece um novo tratamento. OEnem não cab no Semiárido. A Universidade Federal do Vale do São Francisco foi criada para servir os habitantes do Vale.  Hoje, as vagas são ocupadas pelos estudantes do centro sul.  No curso de medicina, por exemplo, quase 100% das vagas são ocupadas estudantes do sudeste. Muitas universidades federais não adotaram o Enem, nem por inteiro, e ás vezes, parcialmente. O que ocorre na Univasf é errado. Ao Ministério  da Educação, cabe uma intervenção reparadora.
No Semiárido, os cursos profissionalizantes devem ser financiados para os estudantes de baixa renda entrarem na universidade e no Sistema IF Serão-PE, com garantia de moradia, transporte e material escolar. Salvo, melhor juízo, se não forem tomadas essas medidas, o Semiárido continuará estagnado. Isto ninguém suporta mais.
Atenciosamente,
                                                                  OSVALDO COELHO
                                                              Deputado Federal – DEM/PE
                                                                       (9° Mandato)
ASCOM/OC – 09.03.2015
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários