04 outubro 2017

Aprovado fim das coligações a partir de 2020

PEC também cria a cláusula de desempenho, pela qual os partidos devem ter um mínimo de deputados federais para ter acesso a fundo e tempo de TV
O Plenário aprovou ontem a proposta de emenda à Constituição que acaba com as coligações para eleições proporcionais para deputados e vereadores a partir de 2020 e cria cláusulas de desempenho eleitoral para que os partidos políticos tenham acesso ao fundo partidário e a tempo gratuito de televisão. A PEC 33/2017 será promulgada pelo Congresso Nacional nos próximos dias.
A proposta foi aprovada em primeiro turno com 62 votos favoráveis e, em segundo turno, com 58 votos a favor. Não houve votos contrários ou abstenções. Os dois turnos de votação em um mesmo dia só foram possíveis porque o Plenário já havia aprovado calendário especial para a PEC mais cedo.
O texto original, aprovado pelos senadores em novembro de 2016 e enviado à Câmara, previa a criação das chamadas federações partidárias, mas esse instrumento foi retirado pelos deputados federais.
Já a janela partidária, que permite a candidatos mudar de legenda seis meses antes da eleição, continua a existir. A extinção dessa janela, prevista na proposta do Senado, também foi rejeitada pela Câmara.
Coligações:
Pela regra que acaba com as coligações partidárias em eleições proporcionais, os partidos não poderão mais se coligar na disputa para deputados (federais, estaduais e distritais) e vereadores. Para 2018, as coligações estão liberadas.
A intenção é acabar com o chamado efeito Tiririca, pelo qual a votação expressiva de um candidato ajuda a eleger outros do grupo de partidos que se uniram. Na prática, parlamentares de legendas diferentes, com votação reduzida, acabam eleitos devido ao desempenho do chamado puxador de votos. O deputado federal Tiririca (PR-SP), reeleito em 2014 com mais de 1 milhão de votos, puxou mais cinco candidatos para a Câmara. (Blog do Didi Galvão)
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI