01 dezembro 2017

Dia Mundial de Combate à Aids tem ações gratuitas de saúde em Petrolina

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de Dezembro e, no Brasil, durante todo o mês, o movimento intitulado “Dezembro Vermelho” será voltado à prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Em Petrolina, o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) promoverá, nesta sexta-feira (01), atividades de enfrentamento à doença, com realização de testes rápidos e rodas de conversa para desmistificar o tabu sobre a síndrome.
De acordo com a psicóloga do SAE, Sâmara Paes, a informação é o melhor caminho para a desconstrução do preconceito as pessoas que vivem com o HIV. “Falar sobre o vírus é a melhor forma de combatê-lo, pois passamos a conhecê-lo. Aqui no serviço nos deparamos ainda com usuários que não têm coragem de se identificar, de compartilhar vivências, porque tem vergonha do julgamento da sociedade. Então, o trabalho de acompanhamento a este público-alvo é contínuo, diário, e tão importante quanto à prevenção”, defende a psicóloga.
NÚMEROS
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS completa 30 anos de existência em 2017. No Brasil, foi aprovada, no último dia 7 de Novembro, a Lei 13.504/2017 que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS (Dezembro Vermelho).
Segundo a UNAIDS, órgão das Nações Unidas, criado para lidar com a doença, em 2016, 48 mil pessoas foram confirmadas com o vírus HIV no Brasil. Em Petrolina, de 2015 a Outubro de 2017, foram registrados 297 casos de HIV em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças. Para Karelly Oliveira, Coordenadora do CTA, o número pode ser ainda maior, pois há muitas pessoas que não fazem os testes ou não fazem acompanhamento.“Como em grande parte dos casos, o HIV é silencioso, muitos indivíduos nem sabem que possuem o vírus, e, para além disso, ainda há muita gente que recusa o tratamento por diversos motivos, não gerando o número exato para o nosso banco de dados”, esclarece.
VIVÊNCIA
“Há um ano, em um teste de rotina, eu descobri que tinha o vírus HIV. A primeira coisa que a gente pensa é na sentença de morte, por tudo que fomos habituados a escutar sobre a doença. Sempre me preveni em minhas relações sexuais, mas em algumas, decidi não usar camisinha, porque a gente pensa que nunca vai acontecer com a gente. Após o resultado, decidi contar aos meus pais, que me deram total apoio, e eu busquei ajuda no SAE. Tomo os medicamentos, faço acompanhamento com a psicóloga, rodas de conversa e, com isso, percebemos que eu não sou o vírus. Ele faz parte de mim, mas eu posso levar uma vida normal”, diz um paciente de 25 anos que prefere, ainda, não se identificar.
TRATAMENTO
O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não curam a doença porque ainda não há uma cura. Apesar disso, é importante seguir o tratamento da AIDS para diminuir a carga viral, aumentando o tempo de vida, e também para diminuir o risco de desenvolver doenças relacionadas à síndrome. “Os casos de AIDS em casais heterossexuais e em jovens tem aumentado muito, pela falsa sensação de que o vírus não mata mais como antigamente. Sim, é perceptível que, com o tratamento, conviver com o HIV é menos doloroso, mas não pode haver descuido, tem que haver sempre a preocupação com a prevenção”, alerta a psicóloga do SAE.
SERVIÇO
O CTA/SAE funciona de funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, e fica localizado na Av. Joaquim Nabuco S/N (em frente ao Dom Malan). No dia 1° de dezembro (Sexta-feira), o serviço será voltado especificamente ao combate do HIV/AIDS, com realização de testes rápidos, palestras e distribuição de preservativos, das 08h às 14h.
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

CONNECT VIAGENS E TURISMO






Broomer






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI