”Blog

Morre aos 92 anos o ex-ministro Armando Monteiro Filho

Morreu aos 92 anos, na manhã desta terça-feira(02), o ex-ministro da agricultura Armando Monteiro Filho. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do senador Armando Monteiro Neto. Ele faleceu em casa por volta das 6h30.
Filho de Armando de Queiroz Monteiro e de Maria José Dourado de Queiroz Monteiro. Armando estudou engenharia na Universidade do Recife, ingressando em 1945. Participou ativamente da política estudantil, tendo sido eleito deputado estadual por Pernambuco, em 1950, pelo PSD. Não conseguiu assumir devido ao parentesco com o então governador do estado, Agamenon Magalhães, que era seu sogro.
Em 1954 foi eleito o deputado federal mais votado em Pernambuco.
Foi ministro da agricultura no governo de João Goulart, de 8 de setembro de 1961 a 26 de junho de 1962, nomeado pelo então primeiro-ministro Tancredo Neves.
Foi candidato ao governo de Pernambuco, em 1962, sendo derrotado por Miguel Arraes. Durante a ditadura foi filiado ao MDB, tendo depois se transferido para o PDT.
Voltou a concorrer na política em 1994, e como candidato ao senado foi derrotado. Em 1998 transferiu-se para o PMDB.                                                                          (Fonte Wikipedia)

Nota de Pesar – Deputado estadual Silvio Costa Filho e família
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho, um exemplo de homem público, pai e amigo. Uma de suas principais marcas sempre foi a solidariedade e, acima de tudo, a lealdade a seus amigos.
Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. Em sua trajetória sempre colocou os interesses públicos à frente dos pessoais.
Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano.

Nota de Pesar – Senador Humberto Costa
“Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem à sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida. A morte de Armando Monteiro Filho nos deixa a tristeza da sua ausência. Mas fica impresso na memória do nosso Estado o exemplo da forma elevada como pautou sua atuação na vida pública.”

Nota de Pesar – Deputado Federal Fernando Monteiro 
Pernambuco e o Brasil perderam, hoje, Armando Monteiro Filho. Empresário de sucesso, Tio Armandinho, como era carinhosamente chamado na família, teve, durante toda a sua existência, uma grande preocupação com o social. Dedicou seus esforços à família e a melhorar a vida dos pernambucanos e brasileiros por meio da política. Serviu ao Estado e ao País como secretário, deputado federal e ministro da Agricultura. Sua partida deixa uma imensa lacuna para todos nós. Mas seu exemplo fica como uma grande referência a ser seguida, tanto na vida pública quanto na familiar.

Nota de pesar – Marília Arraes
Neste momento de luto e dor, solidarizo-me com a família do Dr. Armando Monteiro Filho, um dos principais quadros empresariais de Pernambuco. Ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Agricultura (do governo João Goulart), Armando Filho sempre defendeu os interesses de Pernambuco, através de uma postura progressista, visionária e democrática. Em 1994, disputou o Senado na chapa do ex-governador Miguel Arraes e teve, como sempre, um importante papel no debate eleitoral. Sua capacidade de mediar, algo raro em tempos de tanta intolerância, fará muita falta a todos que ficam. Meus sinceros sentimentos à família.


Nota de pesar – Tadeu Alencar
Armando Monteiro Filho engrandeceu a atividade política e empresarial no Brasil. Ele sempre teve posições alinhadas ao campo progressista, colocando-se ao lado das melhores causas do País e de Pernambuco. Foi um democrata e um empreendedor com plena consciência do papel que devia exercer para tornar melhor nossa realidade social. Hoje, Pernambuco lamenta, mas também reverencia, um grande pernambucano”. Tadeu Alencar (Deputado Federal)

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários