”Blog

Os últimos dias de Temer! Presidente visita nesta sexta(03) Salgueiro-PE para mais uma etapa do Projeto de Integração do São Francisco

O presidente Michel Temer cumprirá agenda oficial em Pernambuco nesta sexta-feira (3). Durante a visita ao município de Salgueiro, no Sertão Central, Temer participa da cerimônia de acionamento da terceira Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, a expectativa é de que a água do Rio São Francisco percorra todo o Eixo Norte ainda neste ano. Em fevereiro de 2018, a segunda estação de bombeamento (EBI-2) do eixo, localizada em Cabrobó (Sertão do São Francisco), foi acionada.
O funcionamento da segunda estação possibilitou avanço das águas do rio até o Açude Nilo Coelho, na cidade de Terra Nova (Sertão do São Francisco), que apresentava nível baixo.
Já a primeira estação do trecho, a única em completa atividade, é responsável por dar funcionalidade ao Eixo Norte em cerca de 140 quilômetros de extensão. As segundas e terceiras estações do Eixo Norte estão em fase final de obras, com 99,5% e 98,40% construídos, respectivamente.
O projeto
O objetivo do Projeto de Integração do Rio São Francisco é garantir segurança hídrica dos moradores de Pernambuco e da Paraíba, a partir de uma maior oferta de água. O Eixo Leste do empreendimento foi inaugurado em março de 2017. Já em abril, as águas do Rio São Francisco foram direcionadas ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB).
Duas cidades de Pernambuco são contempladas atualmente pelo Eixo Leste: Sertânia (Sertão do Moxotó) e Floresta (Sertão de Itaparica), além de mais 31 na Paraíba – como Monteiro, Campina Grande e Soledade, que juntas totalizam quase um milhão de habitantes.
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários