18 janeiro 2019

Enem, Sisu, Fies e Prouni: veja o calendário para o ensino superior em 2019.1

Educa Mais Brasil
Educa Mais BrasilFoto: Divulgação
O começo de cada ano é sempre um período de grandes expectativa para quem sonha com uma vaga em cursos de graduação. Se os estudantes passam pelo menos 12 meses se preparando para o processo seletivo das instituições de ensino, é em janeiro e fevereiro que a ansiedade aumenta. Além dos resultados dos vestibulares do país, é dada a largada para a inscrição em diversos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior. Confira abaixo os calendários do Enem, Sisu, Fies e Prouni para não perder os prazos:
Enem
Grande parte dos procedimentos da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio já foram realizados, mas o resultadodo Enem 2018 será disponibilizado em 18 de janeiro. Com a pontuação, será possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e buscar vagas em instituições públicas de ensino; conseguir um empréstimo com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); ou pleitear uma bolsa de estudo no Programa Universidade para Todos (Prouni). Outra opção é estudar em Portugal com a nota do Enem 2018. Atualmente, mais de 1,2 mil estudantes já foram beneficiados desde a última apuração do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgada no final de abril de 2018. Já são 37 faculdades e universidades portuguesas que firmaram convênio com o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a oferta de vagas na graduação.
Sisu 2019
O edital do SiSU 2019 foi publicado em 21 de novembro de 2018. Poderão participar estudantes que tenham feito o Enem 2018 e tenham nota acima de zero na redação. Segundo o calendário, as inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro, na página do Sisu. Saiba mais
– Inscrição: entre 22 de janeiro e 25 de janeiro
– Resultado: 28 de janeiro
– Lista de espera: entre 28 de janeiro a 4 de fevereiro
– Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro Confira o edital do SiSU
Fies 2019
edital do Fies 2019 foi divulgado na quarta-feira (09) e prevê inscrições entre 05 e 12 de fevereiro de 2019, na página FiesSeleção. É preciso ter alcançado a média mínima de 450 pontos nas provas do Enem e pontuação acima de zero na redação. O critério também é válido para o P-Fies. Confira abaixo outras datas importantes:
– Inscrições: 05 a 12 de fevereiro
– Resultados: 18 de fevereiro
– Complementação das inscrições: 19 a 25 de fevereiro
– Lista de espera: 20 de fevereiro a 31 de março (a modalidade P-Fies não tem lista de espera)
– Convocação da lista de espera: Ainda não divulgado
ProUni
As inscrições no Prouni 2019.1 devem acontecer entre 29 de janeiro 1º de fevereiro. Os candidatos podem conseguir bolsa de estudo parcial (50%) ou integral (100%) a depender da faixa de renda em que se enquadrem. É importante destacar que estudantes que tenham bolsa de 50% do Prouni podem também contratar o Fies. Confira as datas importantes do programa:
– Inscrições: 29 de janeiro de 2019 até 1º de fevereiro
– Resultado
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
– Comprovação de informações
Primeira chamada: de 4 a 12 de fevereiro
Segunda chamada: de 18 a 25 de fevereiro
– Lista de espera
Inscrição: 7 e 8 de fevereiro
Resultado: 11 de março
Comprovação de informações: 12 a 13 de março – (Folha-PE)
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

UNICESUMAR EAD AFRÂNIO






CONNECT VIAGENS E TURISMO






ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI











Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI