”Blog

Família de Gustavo criança de 11 anos que sofreu grave acidente de bicicleta em Poção denuncia a inegligência do Hospital Municipal de Afrânio.


A família de Gustavo criança de 11 anos que sofreu grave acidente de bicicleta denuncia a inegligência do Hospital Municipal de Afrânio através de uma carta lida na rádio Rio Pontal FM.

Carta aberta à População

“ E pensar que nosso  filho entrou andando nesse hospital e saiu morto.....”

          Senhores moradores de Afrânio e povoados vizinho. Eu estou hoje aqui para falar, e alertar vocês, gostaria muito de ter uma história com final feliz para contar, mais infelizmente eu vou falar sobre a dor da perda que a minha família esta enfrentando devido ao descaso, ao abandono que nós trabalhadores enfrentamos quando precisamos de um atendimento médico. Se você tem condições vai para as cidades vizinhas com bom hospitais e bons médicos, mais se é um pobre trabalhador morre nas mãos de médicos que não tem nem boa vontade quando mais capacidade de lidar com vidas.

No domingo dia 29 de Julho nosso  filho Gustavo de 11 anos, uma criança saudável que estudava, andava de bicicleta e jogava futebol como uma criança qualquer de sua idade caiu de bicicleta e bateu a cabeça, a pancada foi tão forte que ele desmaiou logo em seguida ele recobrou os sentidos e imediatamente foi trazido do Poção para Afrânio chegou em Afrânio 12:15 Hs o médico que o atendeu Mesaque Compasso de Mora, CRM-338 PI e CRM-19.885PE, apenas deu uns pontos no corte e disse que estava tudo bem e mandou a criança para casa sem nenhuma recomendação.

O médico foi tão negligente, irresponsável que não pedia um Raio X, para olhar a cabeça da criança, não deixou em observação, não fez seu papel de médico, levamos a criança para a casa da avó em Afrânio, no dia seguinte logo as 8:00 Hs da manhã estávamos no hospital com ele novamente pois o mesmo estava vomitando e com dores na cabeça. Para o nosso desespero não tinha médico no hospital, o  menino foi piorando, seu caso foi se agravando, e  além do abandono da falta de atendimento, éramos obrigados ouvir piadas e a falta de respeito do enfermeiro chefe que estava ali aquele momento. O tempo todo ficamos implorando uma ambulância para transferir Gustavo para Petrolina, mais ele não agilizavam, e o caso se agravando cada vez mais, ele continuava vomitando com dores fortes na cabeça, até quando pediu para tomar banho porque sentia uma enorme agonia, ele passou minutos em baixo de chuveiro por que sentia um pouco de alívio mais quando ele saiu do banho já não agüentava ficar em pé por que estava perdendo os movimentos por causa da hemorragia que tomava de conta de sua cabeça que atingia gravemente seu  cérebro, ai começou a ter convulsões  e  entrou em coma. Gustavo esperou das 8:00 Hs da manhã as 3:25 da tarde, quando o médico Landolfo Duarte da F. Júnior CRM-PE 17.768 chegou. Ele já estava em estado avançado vomitou tanto que ficou desidratado. A queda não matou Gustavo que o matou foi a falta de socorro, a falta de atendimento o descaso com a dor e o sofrimento do povo trabalhador e humilde. Agora eu pergunto se fosse um filho do prefeito ou de alguém ligado a ele teria ocorrido? Pensem e responda.

O menino só foi transferido quando estava sem chances de vida quando ele chegou em Petrolina no hospital de TRAUMAS já estava em coma, sem acompanhamento de um médico com a pupila dilatada, engasgado com o próprio vomito, com edema pulmonar e peunomonia grave.

É lamentável que nós estejamos passando pela dor da perda, mais a dor do desrespeito e do abandono é maior.

Como si não bastasse tudo isso o prefeito dessa cidade ainda colocou uma pessoa na porta do hospital chamada Ana Paula de João Marculino, para vigiar e importunar a nossa família se aproveitando friamente da dor e do momento no qual estávamos passando, a mesma se fazia de interessada pela saúde do menino ate que, minha irmã a barrou na calçada do hospital a colocou no devido lugar. Quando ainda Gustavo, lutava pela vida, entubado no hospital Dom Malan, estava ela lá para oferecer caixão a mando do prefeito. Como pode o ser humano não ser respeitador de uma família. Caro povo de Afrânio, quero que vocês  saibam que o Gustavo foi atendido pelo SUS- Sistema Único de Saúde, sendo assim todo tratamento foi pago com a verba do governo. Pois nada devemos a prefeitura de Afrânio e mesmo que tivéssemos tido proveito seria um direito nosso como cidadão que somos.

 Quero dizer que um prefeito que  NÃO zela pela saúde e educação dos seus Munícipes, NÃO MERECE A NOSSA CONFIANÇA E O NOSSO VOTO.

Quero deixar claro que não é favor , é OBRIGAÇÂO do prefeito zelar e cuidar do povo do seu município, pois ele administra todos os impostos pagos por nós , que não são poucos.

Nada vai trazer Gustavo de volta, mais esperamos a justiça para que outras crianças ou adultos não morram nas mãos desses que se dizem “médicos”.

Senhores moradores, conhecidos ou não da nossa família estamos compartilhando com vocês essa dor, que de tão grande tem que ultrapassar o muro da nossa casa e chegar ate vocês.

Esse é o desabafo de uma família um pedido  de um socorro e justiça.

Aqui ficamos agradecidos por ouvir.

Jorge e Jane pai, Gabriel o irmãozinho que aos 6 anos teve que lidar com a morte dessa forma. Dessa forma. E toda nossa família.



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Obrigado Bruno!!!
    Eu sou Alcione a que fez a denuncia e estamos pedindo a todos que nos ajude a divulgar essa carta. Hoje só temos um objetivo, lutar por justicça... que esse caso não passe por despecebida perante a população e a justiça.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alcione
    Eu estou muito triste depois da carta que li. Estou indignada com o que aconteceu com sua família que ainda de longe faço parte dela.Quero lhe dizer que no momento em que isso aconteceu eu não estava na cidade e só fiquei sabendo de boatos, só agora pude ler sua carta e entender o pouco sobre o que aconteceu.

    Mas o fato de culparem o prefeito isso também é de certa forma um pouco injusto, poderia isso ter acontecido no mandato de outros prefeitos também, o fato dele (o menino) ter morrido é lamentável mas, isso aconteceu por falta de acompanhamento médico que é funcionário. ele ou eles é quem tem que ser processado(s) e jugado (s).
    O fato de nós sermos "pobres" ou ricos não quer dizer que todos não tenhamos direitos pelo SUS.TODOS TEMOS ESSE DIREITO. MAS NEM SEMPRE PODEMOS TER ATENDIMENTO EXCLUSIVO.
    Já morei em capitais e lá nem sabemos onde mora e nem como falar com o prefeito e outros.., sabendo assim que somos atendidos como indigentes sem o minimo de respeito.Já aqui na nossa cidade temos a exclusividade de vermos, falarmos e até xingar diretamente o nosso prefeito.Teria sido bom que ele tivesse levado o garotinho para um hospital particular talvez teria sido o necessário para que seu filhinho estivesse bem hoje, ou não.

    Nesse momento sei que estou sendo inoportuna mas peço que DEUS lhe dê conforto da sua perda.
    Pelo amor de Deus não considere isso como politica mas é que conheço o prefeito e sei que ele e ninguém imaginou que seu filhinho fosse a óbito, e muito menos por erro médico.Jamais ele deixaria de prestar o socorro necessário.sei que o período eleitoral influência as pessoas a julgarem, essa dor Deus vai acalentar e vc e sua família irão perceber que tiveram uma grande perca e os verdadeiros culpados irão pagar por ela.Espero que essa dor passe e as lembranças boas de seu filho lhe acompanhem.
    Obs; não me entenda mal, sou completamente solidária com voce e sua família ( inclusivo gosto muito de sua sogra dona Erminia e conheci seu filhinho que era lindo por sinal ).
    Um abraço forte de uma pessoa que também é mãe e quer justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mal informada em India!!! Leia a carta com mais atenção.

      Parabens Alcione, você é forte e corajosa boa sorte e Que Deus te ilumine e te guie na sua jornada. Que a justiça seja feita.
      um abraço.

      Excluir
  3. Cara India isso significa que seu prefeito não tem compromisso com nós cidadãos, pois é dever dele e de sua equipe inspecionar o funcionamento de suas secretarias!! Mais nós afranienses o compreendemos afinal ele passa o tempo todo pensando apenas em si e em seu estus afinal ele sabe que vai perder essa mamada...Isso prova mais uma vez que ele é incompetente...

    ResponderExcluir
  4. India, imagine seu prefeito governando uma capital... ressumo seria uma tragedia, estamos falando de uma cidade de um pouco mais de dezoito mil habitantes, poderia ter acontecido no mandato de qualquer um, mais foi no dele, e pra deixar claro não estou fazendo politica, estou reivindicando meus mireitos e de minha familia, não vivo de politica.Fosse qual filho da puta o governante eu estaria aqui fazendo essa denuncia, não estou culpando a pessoa e sim a altoridade maior que é ele no momento.QUE BOM Q SABES QUE ESTA SENDO INOPORTUNa.vou te dizer mais por mais que queira já mais vai poder imaginar a nossa dor, nosso desespero e a saudades que nos acompanha...aceitamos solidariedade, dor de cotovelo pode ser guardada, pois nossa familia esta em luto,e desestruturada pra está ouvindo certos comentarios, apesar que a opinião de A ou B, não nos interessa e não vai mudar meu ponto de vista. Os unicos que perdeu nessa historia fomos nós que ficamos sem uma criança saudadel. Houve negligencia de todas as partes. Deixei claro que nós não estavamos fazendo politicas. e continuo afirmando queremos Justiça. Peço a Deus que isso não aconteça com mais ninguém, mas só vai entender o estamos vivendo hj,quem já passou. Alcione

    ResponderExcluir