”Blog

Deputado Adalberto Cavalcanti usa Tribuna da ALEPE e faz pronunciamento sobre a seca e a Compesa




Senhor presidente, senhores deputados e deputadas, estou usando hoje o espaço desta tribuna para abordar dois assuntos que estão preocupando o nosso Estado: O primeiro é a seca, e o outro é o abastecimento de água feito pela Compesa.
A estiagem que acomete o Nordeste desde 2012 não é comum. De acordo com especialistas, foi a mais intensa dos últimos 50 anos e esta marcando mais uma história triste no Nordeste.Assim como as secas dos anos de 1932 e 1935 retratada tão bem pelo saudoso Luiz Gonzaga através da Canção “Asa Branca” o se repetiu em 1983 e 1984, e em 1993 e 1994. Que voltou desde o ano passado para provocar a morte de quase 500 mil cabeças de Gado e a venda indiscriminada do Rebanho de Caprinos e Ovinos, por preços bem abaixo do mercado para evitar a morte por fome e sede.
Senhores e Senhoras Deputados,o cenário é chocante; o Gado, a Caprinocultura e as plantações morrendo, famílias fugindo da seca e migrando para as grandes cidades, causando assim o êxodo rural e superpopulação Urbana, criando novas favelas.
A região semiárida brasileira vive o dilema da Seca já diagnosticada previamente que revela que a cada dez anos de chuvas no Nordeste, quatro é de seca total, quatro de chuvas espaças e apenas dois anos de chuvas normais, entãohá uma necessidade urgente em relação às estruturas hídricas, para garantir um mínimo de água para o consumo das famílias, dos plantios e dos animais. Para tanto é necessário investimentos dos Governos,Federal e Estadual, o tão sonhado canal do sertão que até hoje não saiu do papel, assim como a distribuição de equipamentosaos municípios tipo:“perfuratriz, retroescavadeiras, tratores e caçambas” para que se construam e limpem mais açudes, barreiros e barragens.Perfuração de mais poços tubulares construam Sistemas Adutores e contratem mais carros pipas, a fim de que os agrossistemas possam ter sustentabilidade durante o período de estiagem.
Com relação ao abastecimento feito pela Compesa, venho em nome de todos os pernambucanos especialmente em nome de todos do Vale do São Francisco e do Araripe, falar dos constantes transtornos que a falta d’água vem trazendo para a população e pelos serviços prestados pela Compesa à população Pernambucana.
Trago como exemplo as cidades de Afrânio, Dormentes,Petrolina e regiões que diariamente as pessoas são prejudicadas pelos serviços prestados pela companhia, em virtude desta, as pessoas usam de vários veículos de comunicação como: Facebook, Blogs, Jornais e Rádios para denunciarem estes serviços e, clamar ajuda das autoridades do Estado principalmente dos Prefeitos e Deputados Estaduais e Federais.
A cidade de Petrolina foi cenário de várias reclamações em relação a falta de abastecimento.
A falta d’água nas torneiras do campus da UNIVASF motivou os estudantes a irem às ruas de Petrolina em protesto. Moradores de vários bairros como Vila Eduardo, Jardim Paulista, dentre outros, vivem em estado crítico com relação a este problema.
Somos cobrados pela população todos os dias,e as reclamações são sempre as mesmas. Isto se arrasta por anos e anos.
Preocupado com toda esta situação estive no último dia27/02 reunido com o secretário estadual de recursos hídricos, Dr. José Almir Cirilo e com o presidente da Compesa, Dr. Roberto Tavares, discutindo ações emergenciais para combater à falta d’água nos municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes e regiões, bem como manutenção e instalação de novos canos.
A Compesa explicou que a seca que ocorre é o principal motivador da demanda do abastecimento. E que possui técnicos preparados para identificar e solucionar o quanto antes os problemas.
Na reunião mostrei indicação de minha autoria que tem por objeto o aumento da vazão de 200mm para 300 mm da AdutoraMaria Tereza que leva água desta adutora que capta água do Canal Maria Teresa eleva água ao morro do Crioulo para uma ETA, (Estação de Tratamento de Água) e deste, desce por gravidade levando água através da adutora Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues para Rajada, Afrânio, Dormentes e regiões. Com esta alteração a Adutora vai contribuir para diminuir a escassez destas regiões.
Reconheço as dificuldades ocasionadas pela seca e o esforço do Governo do Estado e da Compesa. Mas a seca é um fenômeno natural, que precisamos conviver anualmente com ela. Então solicito ações de sustentabilidade para garantir “água para todos”, o ano inteiro. E é em nome de todos os sertanejos e das Cidades bases que represento; Petrolina, Afrânio,Santa Filomena, Santa Cruz e Dormentes. Venho através deste fazer um apelo ao Governador Dr. Eduardo Campos para rever estas estratégias de convivência com a seca e ao Presidente da Compesa, Dr. Roberto Tavares em buscarem soluções mais eficazes no abastecimento d’água do Estado.
Termino minhas palavras lembrado mais uma vez que não estou criticando o Governo Eduardo Campos, muito menos a Compesa estou apenas clamando por dias melhores para a nossa população tão sofrida.
Adalberto Cavalcanti
Deputado Estadual -PHS
Fonte: Joselia Maria
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários