”Blog

Adalberto Cavalcanti enaltece importância de Domingos Sávio com concessão de Título de Cidadão Pernambucano




A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Resolução nº 1913/14, de autoria do deputado Adalberto Cavalcanti, que concede Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao baiano D
omingos Sávio de Souza Dias Guimarães.

A proposição também já havia sido aprovada pela Comissão de Justiça, e agora aguarda o prazo regimental para comunicação do Presidente Guilherme Uchoa (PDT) ao agraciado.

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Especialista em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), o baiano de Juazeiro exerceu a função de vice-prefeito do município de Petrolina durante os anos de 2009 e 2012. Antes disso, Domingos Sávio exerceu a Coordenação Regional do SEBRAE de Petrolina, participando de centenas de projetos que culminaram com a capacitação de pequenos empreendedores que contribuem com o progresso da região do São Francisco.

Em sua justificativa, o deputado Adalberto Cavalcanti destacou o olhar visionário do homenageado como responsável pela implantação do primeiro programa brasileiro de apoio aos pequenos produtores na busca pelas certificações da Produção Integrada, Eurepgap e Análises de Resíduos, que são exigências para a exportação para a Europa e Estados Unidos. O projeto beneficiou mais de 200 pequenas empresas. “Este programa serviu, inclusive, de exemplo para o SEBRAE de outros estados, que visitaram a experiência com caravanas de produtores e técnicos, a exemplo do Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Tocantins, Pará e Sergipe”, disse o vice-líder do PTB.

Adalberto lembrou ainda do empenho decisivo de Domingos Sávio na aplicação de aproximadamente US$ 1 milhão de dólares do SEBRAE para o projeto de desenvolvimento da uva sem semente, que teve como resultado a adaptação de variedades de maneira economicamente viável, beneficiando toda a região, trabalho que também contou com a participação da VALEXPORT e da EMBRAPA. Hoje a região conta com cerca de 8 mil hectares de área produzindo e gerando aproximadamente 16 mil empregos, com investimentos diretos na ordem de US$ 400 milhões de dólares.

Por telefone, o deputado Adalberto Cavalcanti fez questão de dar a notícia ao homenageado, que até então não sabia da homenagem. “Essa homenagem é uma questão de reconhecimento pelo seu amor, respeito e dedicação ao desenvolvimento de nosso Sertão e de todo Estado de Pernambuco”.


Surpreso, Domingos Sávio agradeceu a homenagem e reconhecimento do parlamentar e se colocou a disposição para continuar colaborando com o desenvolvimento socioeconômico regional e estadual. [A]

Blog Bruno BRito

Postar um comentário

0 Comentários