”Blog

Vila Isabel homenageia trajetória de Miguel Arraes e termina desfile sob aplausos de ‘é campeã’

Foto: Tomaz Silva / ABr
Do G1 – Rio
A Vila Isabel abriu o segundo dia de carnaval no Rio, nesta segunda-feira (8), com homenagem a Miguel Arraes (1916-2005) e ao estado de Permambuco.
O avô de Eduardo Campos (1965-2014) foi prefeito de Recife, deputado estadual, federal e governador de Pernambuco.
A escola da Zona Norte desfilou com 28 alas, seis alegorias e 3800 componentes. E com Sabrina Sato, a rainha da bateria do mestre Wallan Amaral.
A trajetória de Arraes foi contada tendo como base o incentivo que ele deu à educação e à cultura popular. Ele convidou intelectuais e educadores para “revolucionar” a região. Foi quando ganhou o apelido de Pai Arraia.
Cordel e caatinga
A comissão de frente tomou emprestada o sofrimento e a redenção da literatura de cordel, com um cortejo fúnebre.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foi formado por Phelipe Lemos e Dandara Ventapane, neta de Martinho da Vila. Eles representaram a caatinga sertaneja.
A primeira ala da Vila Isabel mostrou a vegetação seca dos xiquexiques e mandacarus.
A paisagem criada pelas fantasias anunciou a chegada de Nicole Bahls, destaque de chão com roupa inspirada no sertão nordestino.
Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, desfila (Foto: Reprodução/TV Globo)Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, desfila (Foto: Reprodução/TV Globo)
O carro abre-alas Miragens do Sertão continou mantendo a caatinga em primeiro plano, mas com o acréscimo de espelhos. Destaques sambaram vestidas como aves de rapina.
Da lama ao samba
A agremiação azul e branca prosseguiu com alas sobre carcaças de animais mortos, carcarás, beatos, casas de palha e mague.
O segundo carro simbolizou as palafitas e manguezais, em uma homenagem às populações ribeirinhas. Logo depois, veio a ala dos cortadores de cana. As baianas, por sua vez, representaram os canaviais.
Ana Arraes com Luís Felipe e Antônio Campos na homenagem a Miguel Arraes na Sapucaí
Ana Arraes com Luís Felipe e Antônio Campos na homenagem a Miguel Arraes na Sapucaí
Os coronéis e os camponeses vieram nas duas alas seguintes dando pistas sobre o terceiro carro, com uma grande usina.
A importância da educação foi o mote para a criação do quarto carro Servindo de Lição. Ele andou pela Sapucaí decorado com lápis gigantes.
As alas seguintes trouxeram para a avenida a cultura pernambucana, com menções à literatura de cordel, ao xaxado, à arte no barro e aos repentistas.
O teatro de mamulengos, apresentações dos festejos religiosos dos tempos coloniais, foi lembrado na ala seguinte. Ágatha Moreira, atriz destaque de chão, representou uma boneca.
O frevo e o bloco Galo da Madrugada deram um gostinho do carnaval pernambucano, assim como o sexto carro Uma Festa Popular.
Comissão de frente da Vila Isabel (Foto: Thiago Brandão/G1)Comissão de frente da Vila Isabel (Foto: Thiago Brandão/G1)
Segundo dia
Neste segundo dia de desfiles do Grupo Especial se apresentam Vila Isabel, Salgueiro,São ClementePortela, Imperatriz e Mangueira.
No domingo, desfilaram Estácio de Sá, União da Ilha do Governador, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca. Veja oresumo do 1º dia em vídeos, fotos, GIFs e textos.
Pela regras do carnaval do Rio, as escolas tem entre 65 e 82 minutos para se apresentar. São 9 os quesitos de avaliação: mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, bateria, harmonia, evolução, enredo, samba-enredo, alegorias e adereços, fantasia.
A campeã será conhecida na quarta-feira (10), quando acontece a apuração dos votos. A última colocada será rebaixada para a série A.
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários