”Blog

Últimas noticias da tragédia aérea de Medelim

chapeco

Cruz Vermelha confirma morte do goleiro Danilo

O goleiro Danilo morreu no acidente aéreo na Colômbia, segundo a Cruz Vermelha. O jogador era um dos sobreviventes entre os 81 passageiros da aeronave. Leia Mais
Cruz Vermelha confirma morte do goleiro Danilo  - Divulgação/Site oficial da Chapecoense

‘Estou me preparando para o pior’, diz atleta da Chapecoense que não viajou

O goleiro Nivaldo é símbolo da ascensão da Chapecoense porque está no elenco desde 2006 e iniciou a escalada desde quando o time estava na Série D. Mas na manhã desta terça-feira ele está consternado com a queda do avião com os companheiros de equipe. “Estou me preparando para o pior. Não quero, não tô acreditando, mas tem que ser forte. Ele falou que estava em Chapecó na casa de Cadu Gaúcho, funcionário do clube. Nivaldo contou que foi acordado às 5 horas com o telefonema de um amigo preocupado perguntando se ele estava no voo. O atleta contou que os jogadores passaram a conversar pelo Whatsapp, mas não conseguiram mais informações além do que saiu na imprensa.
'Estou me preparando para o pior', diz atleta da Chapecoense que não viajou - Divulgação/Chapecoense

Mãe de Cleber Santana soube de acidente aéreo pela televisão

A mãe do jogador Cleber Santana soube do acidente com o avião da Chapecoense pela televisão está muito abalada e não quer falar com a imprensa. “Na hora que ela viu a notícia sobre o acidente na televisão, desligou o aparelho e não viu o complemento da noticia”, informa o NE10. Amigos e familiares começam a chegar na casa da mãe do jogador Cleber Santana, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, Grande Recife. A esposa do jogador mora em Chapecó, Santa Catarina, com os filhos do casal, e ainda não há informações sobre o estado dela.
Mãe de Cleber Santana soube de acidente aéreo pela televisão - MÁRCIO CUNHA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Anac vetou voo fretado com base no Código da Aeronáutica

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que vetou o voo fretado que levaria o time da Chapecoense direto do Brasil para a Colômbia “com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada”. Segundo a Anac, só é possível fretar um voo se o avião pertence a uma companhia aérea do pais de origem ou de destino, o que não era o caso já que a aeronave era de uma empresa boliviana. Com a impossibilidade de fretar um avião, o elenco catarinense embarcou no aeroporto de Guarulhos nesta segunda-feira, em um voo comercial. A decolagem ocorreu às 15h15, com chegada à meia-noite (horário de Brasília). O avião fretado da Chapecoense saiu, então, de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, rumo a Medellín na noite desta segunda-feira. “Complementando a negativa do pedido, a Anac informou ao solicitante do voo que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor”, diz a nota. “A ANAC se solidariza com os familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta madrugada, 29/11, com o time da Chapecoense, nas proximidades de Medellín, na Colômbia.”

Aeronave fez seu primeiro voo em novembro de 1999

O avião que caiu com a delegação da Chapecoense enquanto viajava para Medellín, Colômbia, local do primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, era um BAe 146 (RJ-85) da empresa venezuelana Lamia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación). A Lamia é uma empresa com sede na Venezuela e que possui operações na Bolívia, onde foi registrado o avião envolvido no acidente. A aeronave, matricula CP-2933, realizou o primeiro voo em março de 1999, sendo entregue no mesmo mês para a norte-americana Northwest (Mesaba), onde voou até meados de 2006. No ano seguinte, foi repassado a CityJet, e vendido a Lamia da Venezuela em 2013. Em fevereiro de 2014, a aeronave foi transferida para a Lamia boliviana, onde operava desde então. Leia Mais
Aeronave fez seu primeiro voo em novembro de 1999 - Divulgação

Clubes paranaenses prestam solidariedade à Chapecoense

Os principais clubes do Paraná se manifestaram nas redes sociais lamentando o acidente com o avião da delegação da Chapecoense. O Atlético Paranaense prestou solidariedade à população de Chapecó, ao próprio time catarinense aos familiares dos que estavam no voo e desejou força a todos neste momento difícil. Pelo Twitter, o Coritiba prestou solidariedade à equipe da Chapecoense e disse “estamos com vocês, força Chape”.
 
09:17

Temer decreta luto de três dias em função da tragédia

O presidnete da República, Michel Temer, decreta luto de três dias em função da tragédia. Mais cedo, Temer divulgou uma nota oficial expressando solidariedade aos familiares das vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense à Colômbia e avisou já que acionou o Itamaraty e a Aeronáutica para acompanhar o caso.
 
09:13

Quatro jogadores da Chapecoense são resgatados com vida de acidente aéreo

Três jogadores da Chapecoense ficaram feridos e estão entre os seis sobreviventes da queda do avião que levava o time a Medellín: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o zagueiro Neto e os goleiros Danilo e Follmann. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores, como a irmã de Alan. O jornalista Rafael Henzel também foi resgatado com vida. A outra sobrevivente é a comissária de bordo Ximena Suarez. O zagueiro Neto foi encontrado vivo depois do amanhecer.
Quatro jogadores da Chapecoense são resgatados com vida de acidente aéreo  - Guillermo Ossa/Reuters

Em memória a profissionais da imprensa mortos, ACI divulga nota

A ACI (Associação Catarinense de Imprensa) divulgou uma nota lamentando o acidente aéreo na Colômbia. Leia a íntegra do comunicado: “Em face da terrível tragédia com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol ocorrida na Colômbia, vitimando jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) manifesta seu profundo pesar com a imensa e irreparável perda que abala a sociedade catarinense e as famílias enlutadas. O clube de Chapecó notabilizou-se no Brasil pela determinação com que galgou posições no cenário esportivo nacional, chegando, com muito mérito, à elite do futebol brasileiro. Essa jornada foi construída pela dedicação de dirigentes, jogadores, apoiadores e patrocinadores. Parcela essencial desse retumbante sucesso deve-se aos  profissionais de imprensa que, com fidelidade jornalística, registraram para o mundo e para a História a edificante trajetória  da Associação Chapecoense de Futebol. Nesse momento de dor e luto, a Associação Catarinense de Imprensa – em nome de todos os profissionais da mídia barriga-verde – quer homenagear a memória dos profissionais do Rádio, da Televisão, dos jornais, das agências de notícias e da assessoria de comunicação que pereceram no cumprimento do sagrado dever de informar a sociedade brasileira, ao tempo em que se solidariza com todos os seus familiares”.

Zagueiro Neto é o sexto sobrevivente, diz mídia local

A imprensa colombiana divulga que o zagueiro Neto seria o sexto sobrevivente do acidente aéreo na Colômbia. Ele está sendo levado a um centro médico local, diz a mídia local.
Zagueiro Neto é o sexto sobrevivente, diz mídia local - Divulgação/Site oficial da Chapecoense

Temer aciona Itamaraty e Aeronáutica e decreta luto de 3 dias por acidente

O presidente da República, Michel Temer, divulgou uma nota oficial na manhã desta terça-feira (29) expressando solidariedade aos familiares das vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense à Colômbia e avisou já que acionou o Itamaraty e a Aeronáutica para acompanhar o caso. Ele ainda decretou luto oficial de três dias. Segundo autoridades colombianas, 76 pessoas morreram no acidente aéreo na cidade de La Unión, próximo a Medellín. Entre os cinco sobreviventes estão três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel e os goleiros Danilo e Follmann. As buscas já foram encerradas e ainda não há confirmação oficial do nome das vítimas.
Temer aciona Itamaraty e Aeronáutica e decreta luto de 3 dias por acidente - Beto Barata/Presidência

Atletas e clubes de todo o mundo lamentam acidente com avião da Chapecoense

Assim que a notícia da queda do avião da Chapecoense, que seguia rumo a Medellín, local da primeira partida da final da Copa Sul-Americana abalou todo o mundo e diversos clubes e jogadores do Brasil e até mesmo de fora manifestaram apoio ao clube catarinense e a solidariedade por todos que estavam a bordo da aeronave. Depois da confirmação das mortes, a Chapecoense mudou sua imagem no perfil do Facebook para o símbolo em preto e branco, em sinal de luto. Através das redes sociais, diversos clubes, entre eles, o Arsenal, Chelsea,  Benfica, Sevilla, Barcelona e outros jogadores de futebol brasileiros e estrangeiros mandaram mensagens de apoio ao clube catarinense. L
Atletas e clubes de todo o mundo lamentam acidente com avião da Chapecoense - Reprodução/Instagram
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários