”Blog

Em discurso na tribuna da Câmara Federal, Deputado Adalberto Cavalcanti enaltece a instalação da Univasf em Sagueiro,PE

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti usou a tribuna da Câmara Federal nessa quarta-feira(23),  para discursar sobre a inauguração do primeiro Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Salgueiro, que terá sua instalação autorizada pelo  Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho,em solenidade que ocorrerá  nesta sexta-feira(25) às 10 horas. em Salgueiro,PE.  Por conta dessa conquista, o Deputado Federal que já confirmou presença ao Ministro Mendonça,   enalteceu a grandeza do ministério em instalar um Campus na cidade de Salgueiro. Acompanhe o discurso
“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, sem tomar muito tempo, quero deixar registrada minha alegria pelo anúncio de que a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Univasf, vai instalar um campus em Salgueiro, no Sertão Central Pernambucano.
Todo Deputado que representa a região deve ficar muito contente com a notícia, como eu fiquei. O campus salgueirense é o primeiro da Univasf no sertão central. Assim, aos poucos ela vai deixando de ser só do vale do São Francisco, para ser a universidade do Nordeste brasileiro.
Acredito que isso corresponde melhor à razão de ser da Univasf, que é levar ensino superior de qualidade a todo o Semiárido. Os jovens do interior querem a chance de estudar perto de casa, em vez de serem forçados a viajar para as capitais, onde o custo de vida costuma ser bem mais alto.
A instalação da Univasf em Salgueiro vinha sendo planejada faz tempo. Em janeiro, servidores do MEC e da universidade já tinham visitado a cidade para avaliar em que prédios ela poderia funcionar. Em março, a proposta de expansão foi formalmente apresentada ao conselho universitário pela reitoria.
Em Salgueiro e em todos os municípios da região — Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Serrita, São José do Belmonte, Verdejante, para citar só alguns —, a decisão final foi muito esperada. Por isso, todos comemoraram muito quando, em 14 de julho, foi batido o martelo: a Univasf vai para Salgueiro.
Também eu festejei a decisão. Os dois primeiros cursos serão de engenharia de produção e ciência da computação, segundo o MEC.
O Ministro Mendonça Filho fez a gentileza de me convidar para a cerimônia de autorização do novo campus, a ser realizada no dia 25 de agosto de 2017, na cidade de Salgueiro/PE, e vou fazer o possível para estar presente.
A educação é fundamental para que o sertão se desenvolva. O sentimento agora, é de expectativa para ver os primeiros cientistas e engenheiros sendo formados na Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Parabéns ao Prefeito de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro e ao povo do Sertão Central Pernambucano.
Solicito a divulgação nos meios de comunicações desta Casa, bem como na Voz do Brasil.
Muito obrigado pela atenção.” 
Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários