”Blog

Primeiro dia de prova do Enem tem abstenção de 30,2%



O primeiro domingo (5) de prova Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a abstenção de 30,2% dos candidatos inscritos, de acordo com um balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite deste domingo (5). No total, se inscreveram 6,7 milhões de candidatos. Foi confirmada a presença de 4,3 milhões deles, com 1,8 milhão de faltosos.
De acordo com a diretora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eunice Santos, o percentual de abstenção é alto, mas está na média das edições anteriores. No ano passado, o Enem foi encerrado com 29,19% dos candidatos ausentes.
Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o primeiro dia. Foram eliminados do processo avaliativo 273 pessoas, 264 por desrespeitarem alguma regra do edital e 9 por terem sido flagradas pelo detector de metais portando algum material proibido.
Ainda de acordo com o ministro, dois candidatos deixaram os locais de prova, com o caderno de questões, antes do horário permitido. A Polícia Federal conseguiu identificar um deles, que foi automaticamente desclassificado. Em Brasília, um rapaz foi identificado com um papelote de maconha. A droga foi apreendida pela Polícia Militar e o candidato pôde concluir o exame.
A aplicação do Enem precisou ser interrompida, por falta de energia, em dois locais de prova: um em Teresina, Piauí, e outro na cidade de Uruaçu, no interior de Goiás. Os candidatos prejudicados poderão fazer um novo exame, no dia 12 de dezembro. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (12), quando os estudantes responderão questões de Matemática e Ciências da Natureza.
BLOG BRUNO BRITO

Postar um comentário

0 Comentários