”Blog

Rio São Francisco. Barragem de Três Marias fica em alerta depois de rompimento de barragem em Brumadinho-MG

Os Bombeiros Voluntários de Três Marias confirmaram que os rejeitos da barragem da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, podem chegar à represa de Três Marias a partir das 00h deste sábado (26).
De acordo com o diretor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Marias, Fabrício Coelho, um alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual para que o monitoramento seja intensificado na área da barragem. A Cemig, responsável pela represa, confirmou que monitora o andamento da lama e que, provavelmente, chegará na cidade.
“A Cemig ficou responsável por fazer o monitoramento oficial da barragem, da qual ela é a responsável. Mas estamos com o pessoal em prontidão para, se necessário, atuar”, diz o Fabrício.
O diretor explicou ainda que a represa de Três Marias está com cerca de 57% de sua capacidade total, o que pode ajudar na diluição dos rejeitos que despejaram com o rompimento em Brumadinho.
“Três Marias é cerca de cinco vezes maior que a barragem que rompeu. Então, o volume de rejeito que chegar deve ser diluído mais facilmente. Mas se realmente chegar até Três Marias, o fornecimento de água às casas deve ser interrompido até que seja feita análise da água”.
O reservatório fica no Rio São Francisco, que é a principal fonte de captação de água de diversas outras cidades no Norte de Minas.
Em Pirapora, segundo a assessoria da prefeitura, diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e representantes da Defesa Civil se reuniram para estudar a situação e verificar se o rompimento da barragem em Brumadinho vai gerar algum impacto na cidade. Segundo a assessoria do Saae, não há previsão de interromper o abastecimento de água e contaminação do Rio São Francisco.
O serviço afirma que vai esperar entre 48h a 72h para verificar, com exatidão, se os dejetos da barragem chegarão até Três Marias e se as cidades ribeirinhas, como Pirapora, correm algúm risco de serem afetadas.
Pelo menos cinco cidades próximas de Brumadinho já emitiram alerta sobre os riscos de a lama atingir a cidade. Entre elas Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Betim, Juatuba e Florestal. Nesses municípios, equipes das defesas civis estão empenhadas em evacuar as margens do Paraopeba. O rio deságua na Represa de Três Marias, no Rio São Francisco.
G1 MG Foto: Corpo Bombeiros

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários