”Blog

Governo de PE proíbe shows, festas e similares a partir de amanhã; secretário admite medidas ainda mais duras



O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou nesta segunda-feira (7) a proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes. Casamentos, formaturas e eventos sociais semelhantes são exceções e poderão ser realizados, desde que cumpram os protocolos.

A medida, que teve como base o atual momento epidemiológico, vale para todo o Estado, e inclui a proibição de shows e festas em comemoração ao Natal e Réveillon, realizados em espaços públicos ou privados como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso. O decreto entra em vigor a partir desta terça (8), quando será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, Pernambuco fechou a semana epidemiológica (SE) 49, no último sábado (5), com alta nos indicadores de solicitações de UTI, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de aumento nas taxas de ocupação dos leitos, o que configurou a semana como a terceira seguida com aumento dos patamares epidemiológicos. Na SE 49, houve aumento de 5,6% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos para a Covid-19, na comparação com a SE 48, e de 18% em relação à SE 47.

Intensificamos a fiscalização no último fim de semana e constatamos o descumprimento dos protocolos em alguns bares, restaurantes e clubes que promoveram festas e shows. A fiscalização, a partir de hoje, será ainda mais intensa, para coibir as situações de descumprimento dos protocolos e também para conscientizar a população, explicou o secretário. No último final de semana, o Procon Estadual, em ação conjunta com a Polícia Militar, Bombeiros e Brigada Ambiental, vistoriou 16 estabelecimentos, chegando a interditar ou notificar sete deles. “Se continuarmos a ver a recorrência do descumprimento de protocolos, ações mais duras poderão ser adotadas nestes setores de lazer e entretenimento”, advertiu Longo.

Novos leitos

Ele lembrou ainda que, diante do aumento das taxas de ocupação, o governo do Estado vem trabalhando para abrir novos leitos. Em menos de um mês, já reativamos 150 leitos os últimos 20, inclusive, foram abertos nesta segunda-feira na Maternidade Brites de Albuquerque, concluiu.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários