”Blog

Grupo de cerca de 40 brasileiros consegue retornar da Ucrânia para o Brasil



O Brasil recebeu, nesta terça-feira (1º/3), cerca de 40 brasileiros que tentavam sair da Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro. Eles desembarcaram no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O trajeto foi por trem até a Romênia e de lá eles pegaram um voo para desembarcar em solo brasileiro. Entre os passageiros estavam os jogadores de futebol do Shakhtar Donetsk, autores do vídeo que viralizou nas redes sociais há dias atrás.

Um dos membros do grupo era Luciano Rosa, fisioterapeuta do time. Acompanhado do filho, que é um dos atletas, ele conta como foi os momentos de pânico vividos. “Nunca achei que não ia voltar, mas você tem medo. O maior momento de tensão foi nossa saída do hotel para a estação. Sirenes de ataque aéreo, barulhos de metralhadora. A gente não sabia se ia chegar ou não na estação para poder fazer a viagem e sair da Ucrânia”, relembrou.

“Acho que a saída ficou marcada por razão e emoção. Nós tínhamos os 10 minutos para sair do hotel quando veio a informação de que a Federação Ucraniana iria dar o suporte, eles arrumaram veículos para irmos até a estação e esse momento foi muito tenso porque não sabíamos o que tinha nas ruas, estávamos presos no bunker”, disse Rosa em coletiva. 
Próximas açõesO Ministério das Relações Exteriores divulgou nota explicando que mais de 100 brasileiros conseguiram sair da Ucrânia e ir para países vizinhos, principalmente Polônia e Romênia. Além disso, o Itamaraty estimou que cerca de 15 brasileiros já estão próximos à fronteira e sairiam do país em conflito até ontem. Ressaltou, ainda, que mantém a assistência consular aos que permanecem na Ucrânia. Por volta de 80 brasileiros continuam no país, mas já manifestaram ao órgão o interesse em sair.
A embaixada brasileira na Ucrânia tem utilizado um grupo no Telegram para orientar os brasileiros que estão nas cidades de conflito. Com três mil pessoas inscritas, as mensagens são sobre horários de metrô, nomes de voluntários para serem procurados nos locais indicados, saídas de trens internacionais, indicação dos destinos, avisos urgentes sobre novos alarmes.

“Em seguimento aos avisos publicados em dias anteriores, recomenda-se a todos os cidadãos brasileiros ainda em Kiev que busquem deixar a capital com urgência em direção a Polônia, Romênia ou fronteira do norte da Moldova, preferencialmente ainda hoje”, dizia um trecho da mensagem divulgada ontem, dia primeiro.

(Correio Braziliense/Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários