”Blog

Ressaca de São João: Covid avançou mais de 1000% entre maio e junho em Juazeiro e Petrolina



Num comparativo entre o número de positivados para a covid 19 em maio e junho deste ano, Petrolina teve um crescimento de 1.455% de confirmações da doença. Em, Juazeiro no mesmo período, houve um aumento de 1.369%. Os números foram confirmados pela pesquisa sobre o avanço da doença na região, feita pelo colegiado de economia da Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape). 

“É algo já esperado. A economia em si, a maior circulação de pessoas, aquele momento depois de dois anos de expectativa, vem a abertura da economia não só questão do São João, esse foi assim, o ápice, mas é todo o movimento, tudo que tem acontecido”, revelou a professora da instituição, Socorro Macedo em entrevista ao Nossa Voz desta quarta-feira (06). 

Apesar da curva ascendente, o número de óbitos não acompanha a velocidade das confirmações da doença. “Essa evolução de casos, para você ter uma ideia, em maio a gente tinha 85. Em junho chegamos a 1322. Houve um crescimento muito grande no número de casos em relação aos meses anteriores. O número de óbitos não cresceu, muito pouco, graças a Deus, graças à evolução que vem com a questão das vacinas. Porque já existe um grande número da população já vacinada. Então, isso já vem amenizar essa situação. Mas é um número que tem crescido com a circulação, movimento de pessoas e termina levando a essa situação”.

Os dados também confirmam que a grande concentração de pessoas nas festividades juninas foi a principal causa deste cenário. ” E uma coisa chamou bem a atenção. Em uma outra pesquisa que nós tivemos, dos últimos 10 dias tivemos uma prévia de como esse intervalo cresceu exatamente nesse período de festas juninas. E esse número que apresentei, de 1329, nos últimos 10 dias, da última semana, passou para 1839. É um crescimento muito grande, se comparar pegando semana por semana, quando se faz um comparativo com a semana anterior, houve um crescimento de 500%”. 

A busca por testagem junto às secretarias municipais de saúde também aumentou, apesar da disponibilidade de auto testes disponíveis para compra em farmácias das duas cidades. Em Petrolina, comparando os meses de maio e junho, os testes aumentaram 109,9%. Em Juazeiro, o aumento foi de 37,79%.

“Esses números devem continuar crescendo esta semana. Dado que esses valores relativos indicam que estamos tendo em torno de 1000 em um dia. Isso reflete a continuidade da contaminação porque muitos testes estão sendo feitos em casa, até porque já é algo que deixou de ser uma pandemia, virou um grande problema geral e isso vem contaminando outras pessoas”, reforçou Socorro. 

Diante deste cenário, a professora reforçou a necessidade da retomada das medidas preventivas pela população. “Tivemos aí, Ivete Sangalo em Juazeiro, uma grande festa que juntou um número grande de pessoas que vieram de fora. Tivemos um São João maravilhoso em Petrolina, algo que catalisou pessoas e o número de visitantes foi muito grande, movimentou a economia, hotéis e restaurantes lotados, favorecendo diversos setores de consumo, serviços, transporte. Agora, em contrapartida, essa maior circulação de pessoas, sem máscaras, sem os cuidados prévios, terminou favorecendo essa elevação. O ideal é que as pessoas voltem a ter os seus hábitos de usar a máscara, não porque é obrigado que não é mais, mas por uma questão de proteção”. 

Fonte: Nossa Voz

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários