”Blog

Lula diz que, se eleito, fará ‘grande programa’ de infraestrutura e retomará Minha Casa, Minha Vida

 


Pacote de investimentos deve seguir moldes do PAC, afirmou candidato do PT a empresários da construção civil em SP. Governo Bolsonaro reformulou programa habitacional, que agora se chama ‘Casa Verde e Amarela’.

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (23) que, se eleito, pretende retomar o formato original do programa Minha Casa, Minha Vida e reeditar um plano de investimentos em infraestrutura nos moldes do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As declarações foram dadas a um grupo de empresários e representantes da construção civil em um hotel de São Paulo. Além de Lula, participaram da agenda o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do plano de governo da chapa.

“Pretendemos anunciar um grande programa de infraestrutura no mês de janeiro e anunciar a retomada do Minha Casa, Minha Vida”, disse.

Lula também se comprometeu a retomar, se eleito, “todas as obras que tiverem condições de serem retomadas”.

“O PAC foi uma coisa extraordinária, porque não foi um projeto de construção de infraestrutura pensado a partir do gabinete da Presidência. Foi construído com empresários, governadores e prefeitos. É o que pretendo retomar se a gente ganhar as eleições a partir de 1º de janeiro”, afirmou.

Sobre o Minha Casa Minha Vida, criado em 2009 e substituído no governo Jair Bolsonaro pelo Casa Verde e Amarela, Lula afirmou que o programa habitacional vai “voltar a ser um programa de governo”.

Investimentos, dívida e tributação

O ex-presidente voltou a repetir que planeja reunir, após a eventual posse, os 27 governadores e prefeitos de capitais para reestabelecer o “pacto federativo” do Brasil. “Quero que cada governador indique quais são os três ou quatro projetos mais importantes de infraestrutura no seu estado”, repetiu.

Pouco antes da fala de Lula, Geraldo Alckmin havia anunciado que um novo mandato de Lula trará um Minha Casa, Minha Vida “turbinado” para “poder gerar emprego, gerar moradia”.

Aos empresários, Lula voltou a defender que o Estado deve investir recursos do Orçamento em projetos de infraestrutura.

O candidato do PT repetiu ainda que “dinheiro em caixa não é bom”. “Dinheiro bom é dinheiro em obra”, afirmou.

“Não tenho medo de dívida do governo. A dívida do governo é ruim quando ela é feita para você ficar pagando custeio. Mas uma dívida feita para construir um ativo novo, uma coisa que vá dar recebíveis a esse país, é muito importante que a gente tenha a capacidade até de fazer endividamento”, disse Lula.

“O Estado precisa se cercar de possibilidades econômicas e utilizar os seus bancos para ajudar, ou através do Orçamento da União, ou através de financiamento, a gente garantir que as casas possam ser construídas”, completou.

Postar um comentário

0 Comentários