”Blog

Pesquisa Datafolha: Lula marca 50% dos votos válidos e Bolsonaro chega a 36%



A última pesquisa Datafolha, divulgada na tarde desta quinta-feira (29/9), mostra um cenário de estabilidade para as eleições 2022, com a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer no primeiro turno. O petista marcou 50% dos votos válidos, o mesmo percentual do levantamento anterior, de 22 de setembro. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto para cima, ficando com 36% dos votos válidos.

Ciro Gomes (PDT) ficou com 6% dos votos válidos, oscilando um ponto para baixo, enquanto Simone Tebet (MDB) permaneceu com 5%.

Considerando os votos totais, em que se contabiliza brancos, nulos e indecisos, Lula marcou 48% das intenções de voto, oscilando um ponto para cima. Bolsonaro também subiu um ponto e marcou 34%.

Já Ciro Gomes caiu de 7% para 6%. E Tebet segue com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil), por sua vez, continua com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os eleitores que pretendem votar em branco, anular ou se abster são 3% dos entrevistados, um ponto a menos que na pesquisa anterior. Indecisos são 2%.

Em caso de segundo turno, 54% dos eleitores pretendem votar em Lula, mesmo percentual da pesquisa anterior, enquanto 39% preferem Bolsonaro, um ponto a mais.

A pesquisa Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27/9) a esta quinta (29/9). O levantamento foi encomendado pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários