”Blog

Ipec: Em cenário estável, Lula tem 50% dos votos totais e Bolsonaro, 43%



A quarta rodada de pesquisas do Ipec durante o segundo turno, divulgada na noite desta segunda-feira (24/10), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto, com 50% dos votos totais. O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), marcou 43%. Os dois candidatos continuaram com o mesmo percentual do último levantamento do instituto, divulgado no dia 17 de outubro. A diferença entre eles continua sendo de 7 pontos percentuais. 

A seis dias do segundo turno, 5% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo, enquanto 2% ainda não sabem em quem votar, de acordo com o levantamento do Ipec. 

Em relação aos votos válidos, Lula se manteve com 54%, enquanto Bolsonaro continua com 46% — a diferença entre os dois continua sendo de oito pontos percentuais. A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados.

O Ipec entrevistou, presencialmente, 3.008 eleitores acima de 16 anos, em 183 municípios, entre sábado (22/10) e segunda-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06043/2022.

Blog Bruno Brito


Postar um comentário

0 Comentários