”Blog

Usuários do WhatsApp poderão usar aplicativo mesmo sem dados móveis ou Wi-fi



O WhatsApp anunciou no início deste ano que é possível utilizar os serviços do aplicativo, mesmo durante bloqueios ou interrupções de acesso à internet, assim como continuar utilizando as redes compartilhadas. Isso facilita o uso e mantém o funcionamento do app mesmo sem a conexão via dados móveis ou Wi-fi. Segundo a Meta, empresa controladora do aplicativo, isso foi pensado para facilitar a liberdade de comunicação em todo o mundo.

De acordo com o professor das escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Sidney Cunha, isso é possível graças ao servidor proxy, que é um meio intermediário entre os serviços da web e os usuários. Seu funcionamento é como um filtro que permite contornar situações como censura e restrição, como o que aconteceu no Irã, durante os protestos no país.

Ao invés do WhatsApp se conectar a uma rede de dados convencional, móvel ou Wi-Fi, o App se conecta a um servidor que fornece acesso à internet. O usuário poderá se conectar em locais onde a rede de dados convencional está indisponível. Assim, as possibilidades de conexão para uso aumentam“, explica.

Segurança de dados

Isso significa que, mesmo durante bloqueios e interrupções de acesso à rede mundial de computadores, os usuários poderão manter a conexão com o aplicativo utilizando as redes compartilhadas, facilitando a comunicação. “A tecnologia já está disponível e qualquer pessoa pode criar seu servidor de proxy e disponibilizar a conexão. Importante lembrar que as conexões via servidor de proxy podem ser armazenadas no próprio servidor, o que preocupa se olhado pelo prisma da segurança de dados. Assim, o WhatsApp mantém suas mensagens criptografadas de ponta a ponta com o objetivo de manter a segurança dos dados transmitidos e recebidos pelo app“, finaliza Sidney.


Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários