”Blog

Hospital Universitário limita atendimentos após superlotação na emergência



Em função da alta demanda por atendimentos, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) de Petrolina limitou as admissões de pacientes na área de Urgência e Emergência neste domingo (12), admitindo apenas pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e aqueles encaminhados na condição de “vaga zero” pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), situação que deve ser considerada como exceção.

O Hospital Universitário informou em nota que “o cenário de superlotação havia sido comunicado formalmente às autoridades e órgãos competentes, incluindo o Ministério Público Federal. Apenas ontem, a Sala de Emergência do HU-Univasf contava com 18 pacientes internados, quando, no entanto, o espaço possui capacidade para acomodar adequadamente 6 pacientes. Neste sentido, admitir outros pacientes, além do estado de superlotação já estabelecido, esgotaria a capacidade assistencial, trazendo riscos a todos os envolvidos no processo de atenção à saúde”.

“O HU-Univasf preza por garantir serviços de qualidade, e, para tanto, a sua capacidade e perfil assistencial devem ser considerados, uma vez que a instituição é campo de prática para a formação de profissionais de saúde que compõem a Rede de Atenção à Saúde do SUS. O propósito do HU é ensinar para transformar o cuidar, não sendo responsável pelo atendimento e nem por gerar oferta de toda a necessidade de atenção à saúde da região. Assim, contamos com o apoio da população e autoridades responsáveis para a garantia deste propósito”, afirma a nota.

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários