”Blog

Afrânio ganha espaço cultural e Memorial José Theodomiro

O arquiteto Cosme Cavalcanti destaca a importância de José Theodomiro para a história de Afrânio

fachada principal do espaço cultural

A prefeita Lúcia Mariano ressalta a importância do espaço cultural para a juventude.

Momento do corte da fita do memorial.

Um grande público prestigiou a apresentação cultural.

O auto natalino emocionou a platéia.

Numa cerimônia que contou com a presença dos familiares do afraniense José Theodomiro  de Araújo aconteceu na última sexta-feira (20) a inauguração do espaço cultural Memorial José Theodomiro. A prefeita Lúcia Mariano acompanhada do filho e acadêmico de medicina Adalberto Filho recepcionou a esposa do homenageado d. Geni que estava acompanhada da filha e advogada Mônica e do neto Henrique e do arquiteto responsável pela obra Cosme Cavalcante.

Um palanque foi armado na praça da academia da cidade onde foi construído o espaço cultural para a solenidade de inauguração. Abrindo os discursos o arquiteto Cosme Cavalcanti fez um breve relato sobre a vida do afraniense José Theodomiro e destacou a importância deste memorial para a história cultural do município. Ao usar da palavra a filha do homenageado a advogada Mônica falou do amor que seu pai tinha por Afrânio e que sempre o ouvia relatando histórias maravilhosas do município. Mônica falou do enriquecido acervo que a família estava doando para pesquisa, estudos e registros que a juventude poderá usufruir durante toda sua vida estudantil.

A prefeita Lúcia Mariano disse está muito feliz naquele momento entregando um espaço cultural para a juventude afraniense e que esta juventude saiba usar este espaço que leva o nome de um afraniense ilustre que  escreveu como ninguém sobre o rio São Francisco e que daqui por diante quem quiser saber mais sobre a história do rio São Francisco terá que visitar o Memorial José Theodomiro em Afrânio.  Declarou  a prefeita: “Foram muitas as dificuldades para concretizarmos este sonho que começou a ser construído ainda na administração de meu marido Adalberto Cavalcanti quando prefeito deste município e que foi interrompido na administração do nosso antecessor que deixou os recursos voltarem por falta de interesse com a educação e cultura, mas graças a Deus e ao nosso deputado estadual Adalberto Cavalcanti que é um eterno apaixonado por esta terra conseguimos reaver os recursos e ai está o resultado um espaço cultural para que nossos jovens possam usá-lo sempre”.
O Espaço Cultural Memorial José Theodomiro consta de um auditório para apresentações culturais e outros eventos, uma biblioteca com vasto acervo literário e pedagógico e totalmente climatizado. 

Depois da solenidade no palco os convidados se dirigiram para o Memorial onde houve o corte da fita e descerramento da placa de inauguração pela prefeita Lúcia Mariano, pela viúva do homenageado d. Geni e familiares. Em seguida foi apresentado um numero de dança clássica/contemporânea pelo afraniense Johnny e o Auto de Natal brilhantemente representado pelos alunos da Escola Municipal Clementino Coelho com a direção do ator profissional Edvaldo Franciolli. O Auto de Natal emocionou a grande platéia que lotou o espaço cultural e será reapresentado no próximo dia 24 de dezembro nos festejos ao Senhor do Bonfim na histórica localidade de Caboclo que já está toda decorada para receber os turistas no período de 23 a 31 de dezembro.

Ascom PMA

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários