”Blog

Prefeitura de Afrânio, Ação Trabalho, Realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef


imagem3


imagem4

A Prefeitura Municipal de Afrânio através Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação realizou na manhã do dia 22 de Agosto de 2014, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município aprovado edição 2013/2016.


O objetivo do fórum é engajar a sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de ações estratégicas de politicas públicas e de participação social, buscando garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

imagem3

Participaram do evento diversas autoridades do município, comtemplando um público de aproximadamente 120 pessoas da sociedade civil, de vários segmentos: Representantes dos Conselhos Municipais, lideranças religiosas, membros de famílias beneficiários do Programa Bolsa Família, comerciantes, gestores e professores de escolas do núcleo estadual e municipal, agentes comunitários de saúde, técnicos do CRAS, quilombolas, pais, crianças e adolescentes, entre outros.

Segundo a Assistente Social e Articuladora do Selo UNICEF em Afrânio, Sandra Andrade Coelho do Nascimento, a necessidade do engajamento de toda rede é necessária.

Para a assistente, a participação harmoniosa das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social é fundamental para se chegar aos índices propostos pelo UNICEF, bem como, a participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é de suma importância na contribuição desse processo. A Comissão Inter setorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, como também o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, foram apresentados no fórum para comunidade.

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado.

Ascom

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários