02 novembro 2016

Senado eleva vaquejada a patrimônio nacional

Vaquejada-Brasil
Projeto, que agora vai para a sanção presidencial, abre caminho para que Congresso inicie discussão sobre liberação da prática, proibida desde o mês passado pelo Supremo
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (01-11) um projeto que dá à vaquejada e ao rodeio o status de manifestações da cultura nacional e a condição de patrimônios culturais imateriais do Brasil. O PLC 24/2016 agora vai para a sanção presidencial. Na vaquejada, dois homens a cavalo precisam derrubar um boi puxando-o pelo rabo. No rodeio, o competidor deve manter-se por alguns segundos montado num touro ou num cavalo bravo. Em 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a vaquejada por considerar que causa sofrimento aos animais. O projeto aprovado no Senado não interfere no entendimento do STF, mas abre caminho para o Congresso aprovar uma mudança legal que libere a prática.
O PLC 24/2016 é da autoria do deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) e foi relatado no Senado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). A proposta foi apoiada por diversos senadores, que destacaram que a vaquejada e o rodeio são tradições seculares e atividades econômicas importantes, principalmente na Região Nordeste. Otto disse que a prática é uma tradição cultural que está nas raízes do povo nordestino. Deca (PSDB-PB) disse que a cultura da vaquejada e do rodeio já se espalhou por todo o país. Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou que o STF tenha proibido a prática da vaquejada sem antes debater com profundidade a questão junto com a sociedade e o Parlamento. Economia: Eunício Oliveira (PMDB-CE) destacou que o setor emprega mais de 700 mil pessoas.
Fonte: Agencia Senado
Blog Bruno Brito
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

AFRABURGUER





ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

PARCERIA
















Tecnologia do Blogger.

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

MESTRE SERVIÇOS






PARCEIRO






Cachoeira do Roberto 200 Anos

Cachoeira do Roberto 200 Anos

Instagram


Pesquise







Mais Acessadas

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI