”Blog

Mais um caso suspeito de Varíola dos Macacos é notificado em Pernambuco



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada, na manhã dessa quarta-feira (13), de mais um caso suspeito de Monkeypox (Varíola dos Macacos). Trata-se de um jovem de 25 anos de idade, residente no município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR). O paciente está em isolamento domiciliar e a SES-PE, junto ao município, já iniciou a investigação epidemiológica e coleta de exames. Com o novo registro, Pernambuco contabiliza, até o momento, cinco notificações da doença, sendo quatro casos em investigação (incluindo o de ontem) e um caso importado confirmado.

As amostras coletadas dos pacientes serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência nacional para o diagnóstico da Monkeypox. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará a investigação. Dos quatro casos suspeitos, três são residentes em Pernambuco, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (1), Recife (1) e Abreu e Lima (1). Além disso, há, ainda, um caso de um paciente morador do estado do Rio de Janeiro.

As faixas etárias são: 20 a 29 (3) e 40 a 49 (1). Todos tiveram contato direto com pessoas provenientes de locais onde há circulação comunitária da doença ou visitaram tais localidades. Três pacientes estão em isolamento domiciliar e um está internado em unidade hospitalar da rede privada.

O primeiro caso importado da doença, confirmado na terça-feira (12), envolve um morador de São Paulo e, por isso, será registrado pelo Estado de origem. Por enquanto, Pernambuco não registra transmissão local da Monkeypox, pois todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para Estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.


Blog Bruno Brito



Postar um comentário

0 Comentários