”Blog

Nova pesquisa mostra uma diferença crucial entre Lula e Bolsonaro



A terceira pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta segunda-feira (17). O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43%. De acordo com a pesquisa, encomendada pela Globo, votos brancos e nulos somam 5% e 2% não sabem ou não responderam.


Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. 

A segunda pesquisa Ipec para o segundo turno, divulgada na última segunda-feira (10), mostrava Lula com 51% das intenções de voto e candidato à reeleição, Bolsonaro, com 42% (veja mais abaixo). Brancos e nulos eram 5%, e 2% se diziam indecisos.   


O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,4% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Bolsonaro somou 43,2%.


A pesquisa apontou ainda que a rejeição do atual presidente é de 46%, enquanto a de Lula é de 41%. Em relação ao levantamento anterior, Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais para baixo — era de 48% —, e Lula um ponto — era de 42%. 


Na pesquisa Ipec, foram entrevistadas 3.008 pessoas entre sábado (15) e esta segunda-feira (17), em 184 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. 


A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número  BR-02707/2022. 


Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários