”Blog

NOTA- COMPESA REALIZA INTERVENÇÕES PARA REGULARIZAR ABASTECIMENTO EM AFRÂNIO



A Compesa continua trabalhando para retomar a plena operação do Sistema Maria Tereza e regularização do abastecimento de água do município de Afrânio, que se encontra comprometido, funcionando com uma redução de 30% da vazão. A situação é fruto de intercorrências que prejudicaram o atendimento da cidade, a exemplo de furtos e ligações clandestinas identificados ao longo das adutoras e instabilidades no fornecimento de energia elétrica. A expectativa dos técnicos da Compesa é restabelecer a normalização da distribuição de água em Afrânio até fevereiro. 

Para resolver a questão, estão sendo realizadas fiscalizações ao longo da adutora, a fim de evitar o desvio da água destinada à cidade, além de reforçar as tratativas com as comunidades para assegurar o restabelecimento da vazão. Também estão sendo desenvolvidas ações técnicas e operacionais para que o sistema volte a funcionar em sua plenitude. 

A fim de minimizar a situação, a Compesa está fazendo o atendimento complementar por meio de carros-pipa que estão levando água de outro ponto do sistema, fora de Afrânio. A inciativa visa contemplar, principalmente, os moradores que residem em áreas que não receberam água suficiente pela rede.

As faturas dos meses de novembro e dezembro foram canceladas para os imóveis que ficaram desabastecidos e as de janeiro passarão por análise do consumo. Caso algum cliente tenha pago as faturas que foram canceladas, o valor será devolvido nas contas seguintes, a partir do mês de fevereiro.

Investimentos Afrânio

A Compesa investiu cerca de R$ 3 milhões no abastecimento de Afrânio, com implantação de novas adutoras, automação do sistema, construção de nova estação de bombeamento, substituição de conjuntos motobombas, além de aquisição de gerador. Também estão sendo executadas pequenas obras na rede da cidade, como é o caso dos bairros Izabel Gomes e Cohab, que visam melhorar a distribuição, além de ajustes operacionais para otimizar o sistema.

Quanto à solução definitiva, que irá eliminar o rodízio das cidades de Afrânio e de Dormentes, já foi concluído o projeto de um novo sistema de abastecimento e está em fase de captação de recursos para, posteriormente, licitar a obra orçada em R$ 300 milhões.

Ascom

Blog Bruno Brito

Postar um comentário

0 Comentários